Gravidez em Lesionadas Medulares: Riscos, Prevenção e Complicações

Autores

  • Ana Catarina Matias Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga, Braga, Portugal
  • Joana Machado Santos Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga, Braga, Portugal
  • Maria Emília Cerqueira Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Física e de Reabilitação - Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.145

Palavras-chave:

Complicações na Gravidez, Gravidez, Lesões na Medula Espinhal, Parto Obstétrico

Resumo

A lesão medular na mulher geralmente não está associada a nenhuma alteração hormonal ou ginecológica que impossibilite uma gravidez. A fertilidade normalmente mantém-se intacta após a lesão. Quando desejada, a maternidade deve constituir uma opção real no processo integral de reabilitação, contribuindo para a integração social destas mulheres.

Os principais problemas médicos associados à gravidez das mulheres com lesão medular são as infeções do trato urinário, as dificuldades no manuseamento da bexiga e intestino neurogénicos, a anemia, o tromboembolismo venoso, as úlceras de pressão, a espasticidade, a hipotensão, o parto prematuro e, em alguns casos, a dificuldade respiratória e a disreflexia autonómica.

O parto apresenta especificidades decorrentes das alterações sensitivas e motoras, que são diferentes conforme o nível e tipo de lesão. Existe um risco muito considerável de disreflexia autonómica nas doentes com lesão acima de D6, que deve ser evitado com a instituição de anestesia epidural.

O acompanhamento das lesionadas medulares grávidas deve ser realizado por equipa multidisciplinar, em hospital central, de forma a permitir o reconhecimento e tratamento especializado das intercorrências que possam surgir. Deste modo, a gravidez poderá decorrer de forma segura, culminando no nascimento de crianças saudáveis.

Downloads

Como Citar

1.
Matias AC, Santos JM, Cerqueira ME. Gravidez em Lesionadas Medulares: Riscos, Prevenção e Complicações. SPMFR [Internet]. 18 de Dezembro de 2014 [citado 5 de Outubro de 2024];26(2):27-35. Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/145

Edição

Secção

Artigo de Revisão

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.