Gravidez em Lesionadas Medulares: Riscos, Prevenção e Complicações

Autores

  • Ana Catarina Matias Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga, Braga, Portugal
  • Joana Machado Santos Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga, Braga, Portugal
  • Maria Emília Cerqueira Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Física e de Reabilitação - Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.145

Palavras-chave:

Complicações na Gravidez, Gravidez, Lesões na Medula Espinhal, Parto Obstétrico

Resumo

A lesão medular na mulher geralmente não está associada a nenhuma alteração hormonal ou ginecológica que impossibilite uma gravidez. A fertilidade normalmente mantém-se intacta após a lesão. Quando desejada, a maternidade deve constituir uma opção real no processo integral de reabilitação, contribuindo para a integração social destas mulheres.

Os principais problemas médicos associados à gravidez das mulheres com lesão medular são as infeções do trato urinário, as dificuldades no manuseamento da bexiga e intestino neurogénicos, a anemia, o tromboembolismo venoso, as úlceras de pressão, a espasticidade, a hipotensão, o parto prematuro e, em alguns casos, a dificuldade respiratória e a disreflexia autonómica.

O parto apresenta especificidades decorrentes das alterações sensitivas e motoras, que são diferentes conforme o nível e tipo de lesão. Existe um risco muito considerável de disreflexia autonómica nas doentes com lesão acima de D6, que deve ser evitado com a instituição de anestesia epidural.

O acompanhamento das lesionadas medulares grávidas deve ser realizado por equipa multidisciplinar, em hospital central, de forma a permitir o reconhecimento e tratamento especializado das intercorrências que possam surgir. Deste modo, a gravidez poderá decorrer de forma segura, culminando no nascimento de crianças saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Matias AC, Santos JM, Cerqueira ME. Gravidez em Lesionadas Medulares: Riscos, Prevenção e Complicações. SPMFR [Internet]. 18 de Dezembro de 2014 [citado 21 de Novembro de 2024];26(2):27-35. Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/145

Edição

Secção

Artigo de Revisão

Artigos Similares

<< < 2 3 4 5 6 7 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.