Reabilitação cardíaca e exercício nas cardiopatias congénitas em idade pediátrica
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.194Keywords:
cardiopatia congénita, reabilitação cardíaca, exercícioAbstract
Actualmente a sobrevida tem aumentado em doentes com cardiopatias congénitas devido aos avanços da medicina. No entanto, a maioria ainda não realiza actividade física regular, não por impedimento devido à sua patologia de base, mas por receios dos próprios, familiares e professores. Além disso programas de reabilitação cardíaca com benefícios bem conhecidos nos adultos, ainda são pouco realizados em crianças e adolescentes, desconhecendo-se a sua metodologia e resultados a nível das capacidades funcionais e estado psicológico destes doentes. Os autores realizaram uma revisão da literatura sobre as evidências actuais dos programas de reabilitação cardíaca em crianças e adolescentes com cardiopatias congénitas e quais as recomendações actuais sobre a prática de exercício físico.
A maioria dos estudos relata os efeitos benéficos de programas de reabilitação cardíaca multidisciplinares, incluindo orientação psicológica e nutricional, na diminuição do número de reinternamentos, melhoria das capacidades funcionais e qualidade de vida destes doentes. Concomitantemente, são inúmeros os artigos que salientam que a prática de exercício físico e participação em desportos de competição na maioria dos casos é possível e segura, desde que seguidas as recomendações necessárias para a patologia em concreto e tendo em conta o doente de forma individual, cabendo ao médico assistente dar todo o aconselhamento necessário em relação a este assunto em particular.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright statement
Authors must also submit a copyright statement (as seen below) on article submission.
To the Editor-in-chief of the SPMFR Journal:
The below signed author(s) hereby state that the article
________________________________________ (ref. MFR_________) is
an original unpublished work and all facts stated are a product of the author(s) investigation. This article does not violate any copyright laws or privacy statements. The author(s) also hereby confirm that there is no conflict of interest's issues in this article.
By submitting this article the author(s) agree that after publication all copyrights belong to the SPMFR Journal.
Signed by all authors
Date:
Names (capital letters):
Signatures:
The SPMFR Journal’s contents are follow a Creative Commons licence. After publication the authors can hand out the articles as long as the SPMFR Journal is credited.