Toxina Botulínica na Síndrome de Frey: Quem Tratar? Relato de Caso e Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.385Palavras-chave:
Sudorese Gustativa/tratamento farmacológico, Toxinas Botulínicas Tipo A/uso terapêuticoResumo
A síndrome de Frey é observada maioritariamente após parotidectomias, sendo uma complicação cirúrgica subdiagnosticada que pode causar inibição social e deterioração da qualidade de vida (QV). Apresentamos a descrição de um caso clínico complementado por uma revisão bibliográfica do papel da infiltração com toxina botulínica (BoNT) na síndrome de Frey. Efetuamos uma pesquisa bibliográfica na PubMed utilizando os termos “botulinum toxin”, “gustatory sweating” e “Frey syndrome”, consulta do processo clínico do doente e registo fotográfico do teste de Minor. Relatamos o caso de uma mulher de 43 anos com diagnóstico de adenoma pleomórfico da parótida esquerda submetida a parotidectomia, complicada com sinais/sintomas sugestivos de síndrome de Frey: calor, rubor e sudorese na região parotídea esquerda durante as refeições, com interferência na socialização e QV. O teste de Minor confirmou o diagnóstico. Realizou-se infiltração intradérmica com 46U de BoNT Botox® na área positivada pelo teste de Minor coincidente com a clínica, sem intercorrências. Na reavaliação às 3 semanas, a doente negava hipersudorese (constatável no teste de Minor) e referia melhoria da QV. A síndrome de Frey é uma complicação cirúrgica que pode acarretar inibição social e redução da QV, sendo o seu tratamento sintomático. De todas as opções terapêuticas, a infiltração intradérmica com BoNT tipo A é actualmente a primeira opção, uma vez que é segura e eficaz. O teste de Minor é essencial para otimizar a dose de BoNT, reduzindo assim a possibilidade de ocorrência de efeitos adversos.
Downloads
Referências
Lopes T, Barroso L, Mesquita M, Bitoque S, Lopez D, Ferreira A. Síndrome de Frey – Uma visão global do tema. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac. 2013; 54: 103-114. Portuguese. doi: 6210.1016/j.rpemd.2016. 02.002
Motz KM, Kim JY. Auriculotemporal Syndrome (Frey Syndrome). Otolaryngol Clin North Am. 2016 49: 501-9. doi: 10.1016/j.otc.2015.10.010.
Steffen A, Rotter N, König IR, Wollenberg B. Botulinum toxin for Frey’s syndrome: a closer look at different treatment responses. J Laryngol Otol. 2012; 126: 185-9. doi: 10.1017/S0022215111002581.
Gualberto GV, Sampaio FM, Madureira NA. Use of Botulinum toxin type A in Frey´s syndrome. An Bras Dermatol. 2017;92:891-2
Jansen S, Jerowski M, Ludwig L, Fischer-Krall E, Beutner D, Grosheva M. Botulinum toxin therapy in Frey’s syndrome: a retrospective study of 440 treatments in 100 patients. Clin Otolaryngol. 201;42:295-300. doi: 10.1111/coa.12719.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/