Mão reumatóide: programa domiciliário de exercícios e higiene articular

Autores

  • Inês Campos Interna do 4º ano de Medicina Física e de Reabilitação do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.
  • João Páscoa Pinheiro Fisiatra, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação dos Hospitais da Universidade de Coimbra e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
  • Jorge Laíns Fisiatra, Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.28

Resumo

Objetivos: O presente trabalho consiste na análise de estudos considerados relevantes, com vista à elaboração deum folheto destinado a fomentar a proteção articular e a realização de exercícios para a mão do doente comartrite reumatóide (AR).

Material e métodos: Foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre programas de higiene articular e de exercícios emdoentes com AR; foram selecionados cinco estudos que apresentavam um grau de qualidade mais elevado e comoutcomes adequados ao pretendido (dor, sinais inflamatórios, força muscular e função).

Resultados: Os vários estudos analisados demonstraram efeitos benéficos de vários programas de exercícios e dehigiene articular em termos de dor, rigidez, força de preensão e função do membro superior. Os efeitos benéficosdestes programas mantêm-se a longo prazo. Não basta o fornecimento de informação - é necessária demonstração e repetição.

Conclusões: Os programas melhor tolerados e mais eficazes são os que combinam medidas de higiene articular,exercícios de amplitude e fortalecimento muscular, com repetições crescentes. A partir dos dados retirados dosvários estudos, os autores elaboraram um folheto que consideram ser adequado para os doentes com AR, comoparte de um programa abrangente de Reabilitação.

Palavras-chave: Artrite Reumatóide; Educação para Doentes; Mão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Campos I, Pinheiro JP, Laíns J. Mão reumatóide: programa domiciliário de exercícios e higiene articular. SPMFR [Internet]. 25 de Fevereiro de 2013 [citado 21 de Novembro de 2024];20(2):32-5. Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/28

Edição

Secção

Artigo de Revisão