Falência Autonómica Primária: Um Raro Caso de Bexiga Neurogénica
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.233Palavras-chave:
Bexiga Urinaria Neurogénica, Doenças do Sistema Nervoso AutónomoResumo
A falência autonómica primária é uma doença degenerativa do sistema nervoso, de etiologia desconhecida. De entre as várias manifestações clínicas possíveis por disfunção do sistema nervoso autónomo, salienta-se a disfunção génito-urinária que é frequentemente negligenciada. Os autores apresentam um caso clínico, de uma mulher de 67 anos com diagnóstico de falência autonómica primária, cuja bexiga neurogénica foi diagnosticada tardiamente. Pretende-se com este trabalho fazer uma reflexão acerca do diagnóstico e tratamento desta entidade.
Downloads
Referências
Mabuchi N, Hirayama M, Koike Y, Watanabe H, Ito H, Kobayashi R, et al. Progression and prognosis in pure autonomic failure (PAF): comparasion with multiple system atrophy. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2005; 76: 947-52.
Maule S, Milazzo V, Maule MM, DiStefano C, Milan A, Veglio F. Mortality and prognosis in patients with neurogenic orthostatic hypotension. Funct Neurol. 2012; 27: 101-6.
Low PA, Tomalia VA, Park KJ. Autonomic Function Tests: Some Clinical Applications. J Clin Neurol. 2013; 9: 1-8.
Garland EM, Hooper WB, Robertson D. Pure autonomic failure. Hand b Clin Neurol. 2013; 117:243-57.
Metzler M, Duerr S, Granata R, Krismer F, Robertson D, Wenning G. Neurogenic orthostatic hypotension: pathophysiology, evaluation, and management. J Neurol. 2013; 260: 2212-9
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/