Encefalomielite Disseminada Aguda: A Propósito de um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.203Palavras-chave:
Encefalomielite Aguda Disseminada/reabilitaçãoResumo
A encefalomielite aguda disseminada é uma doença rara, que consiste na desmielinização da substância branca do sistema nervoso central, geralmente monofásica e auto-limitada. Geralmente, ocorre após pródromo caraterizado por síndrome febril ou pós-imunização e é mais frequente antes da puberdade. Embora o prognóstico seja favorável na maioria dos casos, o curso da doença é variável, podendo os doentes apresentar persistência dos défices neurológicos, recidiva da doença ou mesmo morte. Na literatura não se dispõe atualmente de critérios de diagnóstico ou tratamentos padronizados. Um programa de reabilitação em fase precoce está associado a menor morbilidade, ganhos funcionais e melhoria da qualidade de vida. O caso clínico apresentado pelos autores pretende evidenciar a importância do diagnóstico e tratamento precoces, enfatizando a importância de programa de reabilitação individualizado.
Downloads
Referências
Menge T, Hemmer B, Nessler S, Wiendl H, Neuhaus O, Hartung HP, et al. Acute disseminated encephalomyelitis - an update. Arch Neurol. 2005; 62: 1673-80.
Tenembaum S, Chitnis T, Ness J, Hahn JS. Acute disseminated encephalomyelitis. Neurol. 2007; 68 (16 Suppl 2): S23-S36.
Garg RK. Acute disseminated encephalomyelitis. Postgrad Med J. 2003; 79: 11-7.
Sahlas DJ, Miller SP, Guerin M, Veilleux M, Francis G. Treatment of acute disseminated encephalomyelitis with intravenous immunoglobulin. Neurol. 2000; 54: 1370-2.
Elhassanien AF, Aziz HA. Acute Demyelinating Encephalomyelitis (ADEM): Clinical characteristics and outcome. J Pediatr Neurosci. 2013; 8: 26-30.
Young NP, Weinshenker BG, Lucchinetti CF. Acute disseminated encephalomyelitis: current understanding and controversies. Semin Neurol. 2008; 28: 84-94.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/