Reabilitação cardíaca e exercício nas cardiopatias congénitas em idade pediátrica

Autores

  • Mónica Bettencourt Dias Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão
  • Afonso Rocha Hospital de São João - Centro Hospitalar do Norte
  • Fernando Parada Hospital de São João - Centro Hospitalar do Porto

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.194

Palavras-chave:

cardiopatia congénita, reabilitação cardíaca, exercício

Resumo

Actualmente a sobrevida tem aumentado em doentes com cardiopatias congénitas devido aos avanços da medicina. No entanto, a maioria ainda não realiza actividade física regular, não por impedimento devido à sua patologia de base, mas por receios dos próprios, familiares e professores. Além disso programas de reabilitação cardíaca com benefícios bem conhecidos nos adultos, ainda são pouco realizados em crianças e adolescentes, desconhecendo-se a sua metodologia e resultados a nível das capacidades funcionais e estado psicológico destes doentes. Os autores realizaram uma revisão da literatura sobre as evidências actuais dos programas de reabilitação cardíaca em crianças e adolescentes com cardiopatias congénitas e quais as recomendações actuais sobre a prática de exercício físico.

A maioria dos estudos relata os efeitos benéficos de programas de reabilitação cardíaca multidisciplinares, incluindo orientação psicológica e nutricional, na diminuição do número de reinternamentos, melhoria das capacidades funcionais e qualidade de vida destes doentes. Concomitantemente, são inúmeros os artigos que salientam que a prática de exercício físico e participação em desportos de competição na maioria dos casos é possível e segura, desde que seguidas as recomendações necessárias para a patologia em concreto e tendo em conta o doente de forma individual, cabendo ao médico assistente dar todo o aconselhamento necessário em relação a este assunto em particular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-12-29

Como Citar

1.
Dias MB, Rocha A, Parada F. Reabilitação cardíaca e exercício nas cardiopatias congénitas em idade pediátrica. SPMFR [Internet]. 29 de Dezembro de 2016 [citado 3 de Dezembro de 2024];28(2). Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/194

Edição

Secção

Artigo de Revisão

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.