Fibrodisplasia Ossificante Progressiva: A Propósito de um Caso Clínico
DOI :
https://doi.org/10.25759/spmfr.509Mots-clés :
Adolescente, Miosite Ossificante/reabilitação, Miosite Ossificante/tratamentoRésumé
A fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) é uma doença autossómica dominante rara, relacionada com a mutação de gene ACVR1/ALK2 que ativa a formação aberrante de tecido ósseo. Caracteriza-se por uma limitação gradual da amplitude do movimento articular devido à osteogénese heterotópica no tecido conjuntivo. Com o avançar da doença aumenta a dificuldade na mobilidade global, a restrição da expansibilidade da caixa torácica com impacto na função pulmonar e cardíaca. Jovem, natural da Guiné Bissau, evacuado para Portugal aos 2 anos de idade. Foi observado em consulta no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) aos 14 anos. Ao exame objetivo apresentava grande limitação das amplitudes articulares, realizava marcha autónoma com postura em flexão das ancas, escassa dissociação de cinturas, centro de gravidade anteriorizado e risco de queda aumentado. Foi proposto internamento para otimizar a sua funcionalidade. A FOP constitui um desafio para a Medicina Física e de Reabilitação. A terapia ocupacional e a hidroterapia contribuem para a melhoria da funcionalidade, mas o estudo e a prescrição de produtos de apoio são fundamentais para maximizar o grau de autonomia do doente.Téléchargements
Références
Kaplan FS, Zasloff MA, Kitterman JA, Shore EM, Hong CC, Rocke DM. Early mortality and cardiorespiratory failure in patients with fibrodysplasia ossificans progressiva. J Bone Joint Surg Am. 2010; 92: 686.
Kaplan FS, et al. The medical management of fibrodysplasia ossificans progressiva: current treatment considerations. Proc Intl Clin Council FOP 2: 1-127, 2022; disponível em: https://www.ifopa.org
M. Dhivakar, Anjali Prakash, Anju Garg, Ayush Agarwal. Fibrodysplasia Ossificans Progressiva (Stoneman Syndrome) – A Rare Skeletal Dysplasia. Indian Journal of Musculoskeletal Radiology 2020;2(1):69-72.
Shah ZA, Rausch S, Arif U, El Yafawi B. Fibrodysplasia ossificans progressiva (stone man syndrome): a case report. J Med Case Rep. 2019 Dec 1;13(1):364. doi: 10.1186/s13256-019-2297-z. PMID: 31785620; PMCID: PMC6885308.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/