Ossificações heterotópicas – A propósito de um caso clínico

Autores

  • Énio Pestana Interno Complementar de MFR; Serviço de MFR do Centro Hospitalar de Lisboa Norte/Hospital Santa Maria; Lisboa; Portugal
  • Irina Peixoto Médica Interna de MFR do Hospital de São Teotónio, Viseu
  • Anabela Pereira Fisiatra do CMRRC – Rovisco Pais, Tocha
  • Jorge Laíns Fisiatra do CMRRC – Rovisco Pais, Tocha

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.23

Resumo

As ossificações heterotópicas (OH) são formações ósseas em tecido não-esquelético que podem surgir em situações traumáticas e/ou neurológicas. O diagnóstico assenta nos sinais e sintomas apresentados pelo doente, sendo completado com dados laboratoriais e imagiológicos. Na prevenção e tratamento desta patologia os agentes farmacológicos mais utilizados são os bifosfonatos e os AINE’s. A Reabilitação destes doentes tem um papel importante na maximização da função dos segmentos articulares atingidos.

Neste trabalho os autores apresentam o caso clínico de um homem de 54 anos de idade, vítima de acidente de viação a 23/8/2010 com TCE e traumatismo toraco-abdominal grave. Do exame objectivo a 8/11/2010 salienta-se: limitação completa da mobilização do ombro esquerdo por dor intensa (EVA 8) e joelho direito doloroso (EVA: 8) com 30o de flexão e -20o de extensão. O doente realizava marcha com apoio de 3a pessoa.

Os exames complementares de diagnóstico revelaram volumosas OH metabolicamente activas no ombro esquerdo e joelho direito.

Foi integrado num programa de Reabilitação integral, sob supervisão de Fisiatra e medicado com corticóide oral, AINE e bifosfonato.

Após o tratamento instituído o doente teve alta a 28/1/2011, independente nas AVD e marcha, apresentando dor ligeira e limitação nas amplitudes do ombro esquerdo (90o de abdução e de flexão).

Palavras-chave: Ossificações heterotópicas; Reabilitação; Traumatismo.

Biografia Autor

Irina Peixoto, Médica Interna de MFR do Hospital de São Teotónio, Viseu

Médica Interna de MFR do Hospital de São Teotónio, Viseu

Downloads

Como Citar

1.
Pestana Énio, Peixoto I, Pereira A, Laíns J. Ossificações heterotópicas – A propósito de um caso clínico. SPMFR [Internet]. 10 de Fevereiro de 2013 [citado 20 de Junho de 2024];21(1). Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/23

Edição

Secção

Caso Clínico