Ossificações heterotópicas – A propósito de um caso clínico

Énio Pestana, Irina Peixoto, Anabela Pereira, Jorge Laíns

Resumo


As ossificações heterotópicas (OH) são formações ósseas em tecido não-esquelético que podem surgir em situações traumáticas e/ou neurológicas. O diagnóstico assenta nos sinais e sintomas apresentados pelo doente, sendo completado com dados laboratoriais e imagiológicos. Na prevenção e tratamento desta patologia os agentes farmacológicos mais utilizados são os bifosfonatos e os AINE’s. A Reabilitação destes doentes tem um papel importante na maximização da função dos segmentos articulares atingidos.

Neste trabalho os autores apresentam o caso clínico de um homem de 54 anos de idade, vítima de acidente de viação a 23/8/2010 com TCE e traumatismo toraco-abdominal grave. Do exame objectivo a 8/11/2010 salienta-se: limitação completa da mobilização do ombro esquerdo por dor intensa (EVA 8) e joelho direito doloroso (EVA: 8) com 30o de flexão e -20o de extensão. O doente realizava marcha com apoio de 3a pessoa.

Os exames complementares de diagnóstico revelaram volumosas OH metabolicamente activas no ombro esquerdo e joelho direito.

Foi integrado num programa de Reabilitação integral, sob supervisão de Fisiatra e medicado com corticóide oral, AINE e bifosfonato.

Após o tratamento instituído o doente teve alta a 28/1/2011, independente nas AVD e marcha, apresentando dor ligeira e limitação nas amplitudes do ombro esquerdo (90o de abdução e de flexão).

Palavras-chave: Ossificações heterotópicas; Reabilitação; Traumatismo.


Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.25759/spmfr.23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação