Um Caso Atípico e Grave de Amiotrofia Neurálgica
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.267Palavras-chave:
Dor de Ombro, Neurite do Plexo BraquialResumo
A amiotrofia neurálgica ou síndroma de Parsonage-Turner é uma síndrome incomum, de etiologia desconhecida, tipicamente caracterizada pelo início súbito de dor nos ombros e/ou membros superiores seguida de défices neurológicos progressivos. Um processo imune/autoimune parece estar na origem desta síndrome. A amiotrofia neurálgica é um diagnóstico clínico, no entanto, os exames complementares podem ajudar a confirmar a suspeita clínica e a excluir outras patologias. O tratamento consiste predominantemente no controlo da dor e reabilitação. Os pacientes com amiotrofia neurálgica podem ser avaliados por um vasto número de clínicos na fase inicial da doença antes de ser efetuado o diagnóstico correto. Este atraso é resultado dos diferentes fenótipos que esta síndrome pode exibir, complicando o diagnóstico. É importante que os clínicos tenham presentes as manifestações clínicas clássicas que geralmente seguem um curso característico com início abrupto de dor na cintura escapular seguido de deficits neurológicos progressivos como fraqueza muscular, amiotrofia e alterações sensitivas. Apresentamos o caso clínico de um homem de 32 anos com atingimento bilateral grave e atípico, o que fez com que o diagnóstico mais provável não fosse tão evidente.
Downloads
Referências
van Alfen N. Clinical and pathophysiological concepts of neuralgic amyotrophy. Nat Rev Neurol. 2011;7:315-22.
Parsonage MJ, Turner JW. Neuralgic amyotrophy; the shoulder-girdle syndrome. Lancet. 1948;1:973-8.
Seror P. Neuralgic amyotrophy. An update. Joint Bone Spine. 2017;84:153-8.
Van Eijk JJ, Groothuis JT, Van Alfen N. Neuralgic amyotrophy: An update on diagnosis, pathophysiology, and treatment. Muscle Nerve 2016;53:337-50.
van Alfen N, van Engelen BG, Hughes RA. Treatment for idiopathic and hereditary neuralgic amyotrophy (brachial neuritis). Cochrane Database Syst Rev. 2009:CD006976.
van Alfen N, van Eijk JJ, Ennik T, Flynn SO, Nobacht IE, Groothuis JT, et al. Incidence of neuralgic amyotrophy (parsonage turner syndrome) in a primary care setting - a prospective cohort study. PLoS One. 2015;10:e0128361.
Gaskin CM, Helms CA. Parsonage-Turner syndrome: MR imaging findings and clinical information of 27 patients. Radiology. 2006;240:501-7.
van Alfen N, van Engelen BG. The clinical spectrum of neuralgic amyotrophy in 246 cases. Brain. 2006;129:438-50.
Tjoumakaris FP, Anakwenze OA, Kancherla V, Pulos N. Neuralgic amyotrophy (Parsonage-Turner syndrome). J Am Acad Orthop Surg. 2012;20:443-9.
Cup EH, Ijspeert J, Janssen RJ, Bussemaker-Beumer C, Jacobs J, Pieterse AJ. Residual complaints after neuralgic amyotrophy. Arch Phys Med Rehabil 2013;94:67-73.
Ayoub T, Raman V, Chowdhury M. Brachial neuritis caused by varicellazoster diagnosed by changes in brachial plexus on MRI. J Neurol. 2010;257:1-4.
Tsairis P, Dyck PJ, Mulder DW. Natural history of brachial plexus neuropathy. Report on 99 patients. Arch Neurol. 1972;27:109-17.
Smith CC, Bevelaqua AC. Challenging pain syndromes: Parsonage-Turner syndrome. Phys Med Rehabil Clin N Am. 2014;25:265-77.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/