Deformidade torácica - uma sequela da doença de Pott
DOI :
https://doi.org/10.25759/spmfr.226Mots-clés :
Mal de Pott, mielopatia, reabilitaçãoRésumé
Criança 11 anos, admitida em Centro de Reabilitação com o diagnóstico de Mal de Pott, condicionando paraplegia, que apresentava deformidade óssea da coluna dorsal e radiologicamente apresentava colapso vertebralcom destruição dos corpos vertebrais de D5- D8 e marcada angulação cifóticacom hipersinal da medula espinhal de D3- D8 a traduzir mielopatia. O Mal de Pott permanece uma realidade, sobretudo em doentes provenientes dos países africanos sendo otratamento dirigido e a reabilitação fundamentais para minimizar o impacto da doença e melhorar a qualidade de vida.
Téléchargements
Références
Kizilbash QF, Seaworth BJ. Multi-drug resistant tuberculous spondylitis: A review of the literature. Annals of Thoracic Medicine. 2016;11(4):233-236
Turgut M. Multifocal extensive spinal tuberculosis (Pott’s disease involving cervical, thoracic and lumbar vertebra) Br J Neurosurg 2001; 15: 142-146
Akman S, Sirvanci M, Talu U, Gogus A, Hamzaoglu A. Magnetic resonance imaging of tuberculous spondylitis. Orthopedics 2003; 26: 69-73
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/