Reabilitação de uma Fratura com Avulsão Bilateral e Simultânea da Tuberosidade Anterior da Tíbia num Adolescente: a Propósito de um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.215Palavras-chave:
Adolescente, Fraturas da Tíbia/reabilitação, Traumatismos em AtletasResumo
A fratura com avulsão da tuberosidade anterior da tíbia (FATAT), bilateral e simultânea, é uma lesão muito pouco frequente e raramente descrita em adolescentes. Desde o primeiro caso reportado por Borch-Madsen em 1955, apenas 23 casos estão descritos na literatura. Neste trabalho apresentamos o caso de um adolescente com 14 anos de idade que sofreu uma FATAT bilateral e simultânea durante a corrida, numa aula de Educação Física. O doente foi submetido a intervenção cirúrgica de reparação com redução anatómica das fraturas e fixação com parafuso canulado. Cumpriu um programa intensivo de reabilitação durante 4 meses. O programa de reabilitação decorreu sem intercorrências e a evolução foi muito favorável, com o retorno completo e sem restrições às actividades de vida diária.
Downloads
Referências
Muratli HH, Celebi L, Hapa O, Bicimoglu A. Bilateral patellar tendon rupture in a child: a case report. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc. 2005;13:677-82.
Borch-Madsen P. On symmetrical bilateral fracture of the tuberositas tibiae and eminentia intercondyloide. Acta Orthop Scand. 1954/1955;24:44-9.
Roy SP, Nag K. Simultaneous bilateral tibial tuberosity avulsion fractures in adolescence: Case report and review of 60 years of literature. Injury. 2013; 44:1953-5.
Khoriati AA, Guo S, Thakrar RS, Deol RS, Shah KY. Bilateral atraumatic tibial tubercle avulsion fractures: Case report and review of the literature. Injury. 2015; 46:767-9.
Batista N, Sarmento M, Thuesing M, Tavares D, Cassiano Neves M. Fracturas-avulsão da tuberosidade anterior da tíbia em adolescentes. Rev Port Ortop Traumatol. 2011;19:61-6.
Pires e Albuquerque R, Giordano V, Pires Carvalho AC, Puell T, Pires e Albuquerque MI, Pecegueiro do Amaral N. Simultaneous bilateral avulsion fracture of the tibial tuberosity in a teenager: case report and therapy used. Rev Bras Ortop. 2012;47:381-3.
Bolesta MJ, Fitch RD. Tibial tubercle avulsions. J Pediatr Orthop. 1986;6:186-92.
Ogden JA, Tross RB, Murphy MJ. Fracture of the tibial tuberosity in adolescents. J Bone Joint Surg Am. 1980;62:205-15.
Natera L, García A, González JC. Fratura-avulsión bilateral simultánea de la tuberosidad tibial anterior. Trauma Fund Mapfr. 2014;25:161-3.
Cohen DA, Hinton RY. Bilateral tibial tubercle avulsion fractures associated with Osgood-Schlatter’s disease. Am J Orthop. 2008;37:92-3.
Hand WL, Hand CR, Dunn AW. Avulsion fractures of the tibial tubercle. J Bone Joint Surg Am. 1971;53:1579-83.
Levi JH, Coleman CR. Fracture of the tibial tubercle. Am J Sports Med. 1976;4:254-63.
Stoner KM, Park EJ. Bilateral tibial tubercle avulsion fractures complicated by femoral neuropathy: a case report. PM R J. 2010;2:39.
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/