Iontoforese com Ácido Acético no Tratamento da Tendinite Calcificante do Ombro
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.132Palavras-chave:
Iontoforese, Tendinopatia, Calcificação FisiológicaResumo
O objectivo deste caso clínico é evidenciar o papel da iontoforese com ácido acético no tratamento da tendinite calcificante do ombro. A tendinite calcificante é uma patologia comum, especialmente no ombro, embora na maioria dos casos seja assintomática.
O tratamento de depósitos de cálcio com iontoforese com ácido acético foi descrito pela primeira vez em 1955. Acredita-se que o ião acetato substitua o ião insolúvel de carbonato de cálcio na calcificação, formando um composto mais solúvel. Posto isto, é razoável esperar uma regressão da calcificação.
A utilização da iontoforese com ácido acético é predominantemente empírica, provavelmente porque é relativamente barata e segura. Apesar de todas as dúvidas existentes sobre a eficácia da iontoforese com ácido acético no tratamento da tendinite calcificante do ombro, este caso clínico parece ser outro exemplo de sucesso terapêutico.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/