Objectivação da melhoria do padrão de marcha condicionada pelo uso de uma ortótese plantar na dismetria pós-traumática dos membros inferiores - relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.30Resumo
Objectivação da melhoria do padrão de marcha condicionada pelo uso de uma ortótese plantar na dismetria póstraumáticados membros inferiores – relato de casoA dismetria dos membros inferiores está frequentemente associada a alterações compensatórias do padrão demarcha, dando lugar a síndromes secundários. A correcção com ortóteses plantares está generalizada, apesar daescassez de estudos a demonstrar objectivamente os seus benefícios. Estes foram avaliados através da Análise deMarcha e Baropodografia, num doente com dismetria pós-traumática dos membros inferiores.Descreve-se o caso de um doente do sexo masculino, 27 anos, vítima de acidente de mota, com fracturas multisegmentaresdo membro inferior direito (MID), submetidas a tratamento cirúrgico. O MID apresentavaradiologicamente um encurtamento sequelar de 9 mm. Foram realizadas análise 3D da marcha e baropodografiacomputorizada no Laboratório de Marcha, com e sem compensação do MID.Em posição ortostática constataram-se: elevação da pélvis à esquerda, flexão da anca e joelhos, dorsiflexão dastibio-társicas (de magnitudes superiores à esquerda).Os parâmetros espacio-temporais de marcha encontravam-se dentro da normalidade.Na baropodografia estática foi observada concentração de pressões no ante-pé direito.A baropodografia dinâmica revelou progressão anormal do centro de pressão à direita, começando na cabeça do5º metatarso, recuando para o médio-pé e deslocando-se anteriormente em direcção ao 1º dedo.A análise do componente vertical das forças reactivas do apoio mostrou: ausência de ambos os picos típicos doapoio à direita; aplanamento da curva do momento de dorsiflexão da tibio-társica no MID; potência da tibiotársicadireita reduzida no final da fase de apoio.As assimetrias foram significativamente atenuadas com o uso de um plantar de 8 mm à direita.O Laboratório de Marcha avaliou o impacto positivo imediato de uma intervenção ortótica, com um papel derelevo na prevenção de complicações a longo prazo.
Palavras-chave: Dismetria; Ortótese; Marcha.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/