Ajuda AVC - Manual on-line do Cuidador
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.62Resumo
Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são uma patologia muito frequente em Portugal, sendo causa importante de incapacidade e de dependência de terceiros. Os problemas que lhe estão associados são múltiplos, de vários âmbitos e vão evoluindo com o tempo.
Ultrapassada a fase aguda, hospitalar, o portador de sequelas de AVC poderá ser integrado no seio da sua comunidade, muitas vezes na residência prévia. Eventualmente irá precisar de ajuda para a satisfação de necessidades básicas e com frequência esses cuidados são prestados por pessoas próximas (familiares ou outras), que não estão preparadas técnica e psicologicamente para dar tal auxílio – irão ser cuidadores informais. Apresenta-se neste poster um manual “on-line” para ajuda do cuidador informal de portadores de sequelas de AVC.
Este manual procura ir de encontro às dúvidas e necessidades de informação dos cuidadores informais de portadores de sequelas de AVC. Tem em vista possibilitar a integração familiar do portador de sequelas de AVC, minorar a procura inadequada de cuidados de saúde (como por exemplo idas repetidas aos serviços de urgência) e promover uma adequada vigilância de sinais que poderão ser manifestação de complicações que precisam de cuidados especializados.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/