Ossificações heterotópicas – A propósito de um caso clínico
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.23Resumo
As ossificações heterotópicas (OH) são formações ósseas em tecido não-esquelético que podem surgir em situações traumáticas e/ou neurológicas. O diagnóstico assenta nos sinais e sintomas apresentados pelo doente, sendo completado com dados laboratoriais e imagiológicos. Na prevenção e tratamento desta patologia os agentes farmacológicos mais utilizados são os bifosfonatos e os AINE’s. A Reabilitação destes doentes tem um papel importante na maximização da função dos segmentos articulares atingidos.
Neste trabalho os autores apresentam o caso clínico de um homem de 54 anos de idade, vítima de acidente de viação a 23/8/2010 com TCE e traumatismo toraco-abdominal grave. Do exame objectivo a 8/11/2010 salienta-se: limitação completa da mobilização do ombro esquerdo por dor intensa (EVA 8) e joelho direito doloroso (EVA: 8) com 30o de flexão e -20o de extensão. O doente realizava marcha com apoio de 3a pessoa.
Os exames complementares de diagnóstico revelaram volumosas OH metabolicamente activas no ombro esquerdo e joelho direito.
Foi integrado num programa de Reabilitação integral, sob supervisão de Fisiatra e medicado com corticóide oral, AINE e bifosfonato.
Após o tratamento instituído o doente teve alta a 28/1/2011, independente nas AVD e marcha, apresentando dor ligeira e limitação nas amplitudes do ombro esquerdo (90o de abdução e de flexão).
Palavras-chave: Ossificações heterotópicas; Reabilitação; Traumatismo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/