Avaliação da Recuperação Funcional em Lesionados Medulares aplicando a Medida de Independência na Lesão Medular (SCIM) - Contributo para a Validação da Versão Portuguesa
DOI :
https://doi.org/10.25759/spmfr.9Résumé
Introdução: 1) Caracterizar uma população de Lesionados Medulares submetidos a um programa de reabilitação abrangente no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais (CMRRC-RP); 2) Avaliar/quantificar os ganhos funcionais através da Medida de Independência na Lesão Medular (SCIM), com análise por subgrupos; 3) Avaliar a correlação entre pontuação da SCIM e pontuação motora da classificação ASIA Impairment Scale (AIS); 4) Contribuir para a validação da versão Portuguesa da SCIM..
Material e Métodos: Avaliação do risco de queda antes e depois do treino de equilíbrio em Posturografia Dinâmica Computorizada.
População e métodos: Realizou-se um estudo observacional analítico entre o período de 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2010, com base no registo clínico, à data da admissão e data de alta, classificando os indivíduos de acordo com a etiologia, nível de lesão, classificação AIS com pontuação motora e SCIM. Foram comparadas as pontuações da SCIM total e por subdomínios, entre a admissão e data de alta. Procedeu-se a análise por subgrupos de variáveis potencialmente modificadoras de efeito (idade, género, etiologia, duração de internamento, nível de lesão, classificação AIS à entrada). Calculou-se a correlação entre pontuação motora e pontuação da SCIM (total e por subdomínios) para verificar a aplicabilidade da versão portuguesa daescala.
Resultados: 47 de 72 doentes admitidos para internamento cumpriram os critérios de inclusão. A evolução da pontuação da SCIM total na amostra completa foi claramente significativa, sendo o maior ganho observado no subdomínio Autocuidados. Não se encontrou diferenças significativas nos subgrupos analisados, no que diz respeito a evolução média da pontuação SCIM. Verificou-se uma forte correlação entre a pontuação motora dos membros superiores e Autocuidados, entre a pontuação motora dos membros inferiores e Mobilidade e entre a pontuação motora total e pontuação da SCIM total.
Conclusão: A versão Portuguesa da SCIM mostrou ser uma ferramenta útil, prática e facilmente aplicável na avaliação dos ganhos funcionais dos doentes com LM submetidos ao programa de reabilitação em regime de internamento do CMRRC-RP.
Palavras-chave: Lesão Medular; Avaliação da Incapacidade; Recuperação Funcional; Centros de Reabilitação.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/