Cinesiterapia Respiratória na Bronquiolite Aguda

Auteurs

  • Ana Teresa Castro Interna Complementar de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Geral de Santo António, Porto, Portugal
  • Sofia Ferreira Silva Interna Complementar de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, Portugal
  • Lurdes Palhau Directora do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Geral de Santo António, Porto, Portugal; Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Física e de Reabilitação; Responsável pela Unidade de Reabilitação Pediátrica.

DOI :

https://doi.org/10.25759/spmfr.58

Résumé

A bronquiolite aguda é a infecção viral do tracto respiratório inferior mais frequente dos recém-nascidos. O vírus sincicial respiratório é o agente habitualmente identificado. Estima-se que cerca de 30% das crianças com menos de 2 anos de idade tenham pelo menos 1 episódio de bronquiolite na vida. No hemisfério norte, ocorre sobretudo entre os meses de Novembro a Março e é caracterizada por uma inflamação aguda, edema e necrose epitelial que aumenta a secreção mucosa e o broncoespasmo.

A regressão espontânea é a regra, podendo o tratamento ser efectuado a nível de ambulatório. No entanto, o número de hospitalizações associadas à bronquiolite tem vindo a aumentar nas últimas décadas. O seu tratamento engloba broncodilatadores, corticóides, antivíricos, antibióticos e oxigenoterapia.
A Cinesiterapia Respiratória, amplamente utilizada nos países francófonos e latinos, é contestada nos países anglo-saxonicos e é hoje objecto de grande controvérsia. A linha de actuação divergente parece resultar da utilização de técnicas cinesiológicas diferentes e da ausência de estudos clínicos de qualidade.

Da revisão realizada conclui-se que técnicas de vibração e percussão não acrescem benefício ao tratamento de crianças sem comorbilidades, não ventiladas com esta patologia. Métodos que envolvam a aceleração do fluxo expiratório ou a expiração lenta e prolongada poderão estar indicados consoante a avaliação clínica. Mais estudos com metodologia adequada e amostras representativas serão de extrema importância para a clarificação do risco-benefício da cinesiterapia respiratória nesta afecção.

Palavras-chave: bronquiolite, cinesiterapia respiratória, fisioterapia torácica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Comment citer

1.
Castro AT, Silva SF, Palhau L. Cinesiterapia Respiratória na Bronquiolite Aguda. SPMFR [Internet]. 9 mars 2013 [cité 21 nov. 2024];17(1):33-8. Disponible sur: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/58

Numéro

Rubrique

Artigo de Revisão