Obstetric brachial plexus lesion - review of clinical cases of the last five years
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.53Abstract
Introdução
O plexo braquial é a estrutura a partir da qual têm origem os nervos dos membros superiores. O plexo braquialé formado pela união das raízes ventrais de C5 a T1 (segmentos medulares). Os ramos de C5 e C6 formam o troncosuperior, os ramos de C8 e T1 formam o tronco inferior e o ramo de C7 o tronco médio. A lesão do plexo braquialobstétrica (LOPB) ou do lactente resulta de intercorrências durante o parto, isto é, criança com excesso de peso,apresentação pélvica, tracção aplicada a cabeça durante deslocamento do ombro, desproporção entre a cabeça ea pélvis, que são mecanismos em que vai haver um afastamento excessivo entre a região cervical e o ombro,consequentemente, originando o estiramento das raízes nervosas do plexo braquial.
Material e Métodos
Os autores apresentam a revisão de crianças observadas em consulta com o diagnóstico de lesão obstétrica doplexo braquial. As crianças foram admitidas em consulta no SPRD do CMR Alcoitão nos últimos 5 anos. Os autoresanalisam os dados epidemiológicos, factores de risco, fisiopatologia, bem como aspectos clínicos.
Resultados e Conclusão
Pode ocorrer desde um discreto edema de uma das raízes até avulsão completa de todo o plexo (arrancamento).Não havendo ruptura grave de raízes, espera-se melhora importante dentro dos três primeiros meses erecuperação entre o 6o. e 12o. mês. A contração do bícipete braquial antes de seis meses é sinal de bomprognóstico. Em algumas crianças não se observa qualquer sinal de melhora nos primeiros seis meses. Estascrianças evoluem com paralisia persistente, atrofia muscular e contracturas articulares com considerável prejuízoda função que pode resultar em vários níveis de dificuldade com incapacidade para a realização de determinadasactividades da vida diária.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright statement
Authors must also submit a copyright statement (as seen below) on article submission.
To the Editor-in-chief of the SPMFR Journal:
The below signed author(s) hereby state that the article
________________________________________ (ref. MFR_________) is
an original unpublished work and all facts stated are a product of the author(s) investigation. This article does not violate any copyright laws or privacy statements. The author(s) also hereby confirm that there is no conflict of interest's issues in this article.
By submitting this article the author(s) agree that after publication all copyrights belong to the SPMFR Journal.
Signed by all authors
Date:
Names (capital letters):
Signatures:
The SPMFR Journal’s contents are follow a Creative Commons licence. After publication the authors can hand out the articles as long as the SPMFR Journal is credited.