Importância de cuidados inter /multidisciplinares em Medicina Física e de Reabilitação nos doentes agudos traqueostomizados. A experiência de um Serviço.
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.193Abstract
Objetivos Cada vez mais doentes com traqueostomia (DTQ) têm alta de Unidades de Cuidados Intensivos antes da descanulação; o melhor modelo de prestação destes cuidados são as equipas inter/multidisciplinares. O presente trabalho faz uma revisão da literatura acerca deste tema e apresenta um estudo numa Unidade de Doentes Agudos (UDA) hospitalar, co-coordenada por Fisiatra.
Materiais e Métodos Estudo observacional retrospetivo da análise da atividade assistencial no internamento em UDA (maio/2011-2013). Recolhida informação dos processos clínicos de 40 DTQ, relativa às variáveis: proveniência, idade, diagnóstico de entrada, patologia médica/cirúrgica, duração de TQ e de internamento hospitalar, percentagem de descanulações, destino após alta. Análise da significância estatística da evolução funcional de toda a amostra e comparativa dos doentes descanulados vs não descanulados. Na revisão da literatura usou-se a base de dados eletrónica MEDLINE. Efetuou-se paralelismo entre os dados da UDA e os da literatura.
Resultados 40 DTQ foram internados na UDA. A idade média dos doentes foi 59.6 anos. Descanularam-se 77.5% dos doentes, 100% com sucesso. O tempo médio de descanulação foi 35 dias e o total de internamento foi 60.9 dias. A diferença de medianas de evolução funcional à data de entrada e alta foi significativa (p<0.001), tendo os doentes descanulados tido uma evolução funcional superior à dos não descanulados (p=0.023). A idade média, os tempos de descanulação e de internamento dos doentes da UDA estão no limite superior do descrito nos artigos, o que se poderá dever a elevados índices de gravidade e mais comorbilidades dos doentes da UDA, assim como prestação de reabilitação intensiva enquanto necessária.
Conclusões A criação de equipas inter/multidisciplinares que prestem cuidados a DTQ é o melhor modelo de prestação destes cuidados. A UDA apresentada representa uma experiência crescente na prestação deste tipo de cuidados. Os doentes descanulados na UDA registaram evolução funcional mais favorável do que os não descanulados. A idade média e tempos de descanulação e de internamento estão no limite superior do descrito nos artigos encontrados, provavelmente por mais comorbilidades, índices de gravidade superiores e prestação de reabilitação intensiva independentemente do tempo de internamento previsto. A UDA poderá ser inovadora evidenciando nova área de atuação da MFR.
Palavras-chave:
Traqueostomia, Traqueotomia, Equipa interdisciplinar / multidisciplinar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright statement
Authors must also submit a copyright statement (as seen below) on article submission.
To the Editor-in-chief of the SPMFR Journal:
The below signed author(s) hereby state that the article
________________________________________ (ref. MFR_________) is
an original unpublished work and all facts stated are a product of the author(s) investigation. This article does not violate any copyright laws or privacy statements. The author(s) also hereby confirm that there is no conflict of interest's issues in this article.
By submitting this article the author(s) agree that after publication all copyrights belong to the SPMFR Journal.
Signed by all authors
Date:
Names (capital letters):
Signatures:
The SPMFR Journal’s contents are follow a Creative Commons licence. After publication the authors can hand out the articles as long as the SPMFR Journal is credited.