Ajuda AVC - Manual on-line do Cuidador

Susana Abreu, António Damasceno

Resumo


Os acidentes vasculares cerebrais (AVC) são uma patologia muito frequente em Portugal, sendo causa importante de incapacidade e de dependência de terceiros. Os problemas que lhe estão associados são múltiplos, de vários âmbitos e vão evoluindo com o tempo.
Ultrapassada a fase aguda, hospitalar, o portador de sequelas de AVC poderá ser integrado no seio da sua comunidade, muitas vezes na residência prévia. Eventualmente irá precisar de ajuda para a satisfação de necessidades básicas e com frequência esses cuidados são prestados por pessoas próximas (familiares ou outras), que não estão preparadas técnica e psicologicamente para dar tal auxílio – irão ser cuidadores informais. Apresenta-se neste poster um manual “on-line” para ajuda do cuidador informal de portadores de sequelas de AVC.

Este manual procura ir de encontro às dúvidas e necessidades de informação dos cuidadores informais de portadores de sequelas de AVC. Tem em vista possibilitar a integração familiar do portador de sequelas de AVC, minorar a procura inadequada de cuidados de saúde (como por exemplo idas repetidas aos serviços de urgência) e promover uma adequada vigilância de sinais que poderão ser manifestação de complicações que precisam de cuidados especializados.


Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.25759/spmfr.62

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação