Fisiologia do equilíbrio

Autores

  • Filipa Januário Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Hospitais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal
  • Carla Amaral Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, Hospitais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.42

Resumo

Objectivo: Conhecer o conjunto de factores que influenciam o equilíbrio e controlo postural, assim como asassociações e interconexões entre o sistema sensitivo-sensorial, o Sistema Nervoso Central (SNC) e a respostaneuromuscular.

Material e Métodos: Efectuou-se uma revisão de literatura que usou como fontes de pesquisaalguns livros publicados e bases de dados.

Resultados: O controlo postural é essencial para a manutenção doequilíbrio. A obtenção de informações sensoriais ocorre através do sistema visual, vestibular e somato-sensorial esão veiculadas até ao SNC, onde são integradas e processadas pelo cérebro, cerebelo, núcleos da base e troncocerebral. Do tronco cerebral partem e nele passam inúmeras vias descendentes e ascendentes que irão regular otónus, os movimentos e vários reflexos.

Conclusões: O corpo humano está numa busca constante de equilíbriocujo controlo envolve uma rede complexa de vias possibilitando que o “comando central” (SNC) sejaconstantemente modificado e regulado pelo “feedback” periférico. O equilíbrio é uma função multiorgânica querequer uma abordagem global do doente.

Palavras-chave: fisiologia; equilíbrio postural

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Januário F, Amaral C. Fisiologia do equilíbrio. SPMFR [Internet]. 4 de Março de 2013 [citado 19 de Janeiro de 2025];19(2):31-7. Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/42

Edição

Secção

Artigo de Revisão