Fisiologia do equilíbrio

Filipa Januário, Carla Amaral

Resumo


Objectivo: Conhecer o conjunto de factores que influenciam o equilíbrio e controlo postural, assim como asassociações e interconexões entre o sistema sensitivo-sensorial, o Sistema Nervoso Central (SNC) e a respostaneuromuscular.

Material e Métodos: Efectuou-se uma revisão de literatura que usou como fontes de pesquisaalguns livros publicados e bases de dados.

Resultados: O controlo postural é essencial para a manutenção doequilíbrio. A obtenção de informações sensoriais ocorre através do sistema visual, vestibular e somato-sensorial esão veiculadas até ao SNC, onde são integradas e processadas pelo cérebro, cerebelo, núcleos da base e troncocerebral. Do tronco cerebral partem e nele passam inúmeras vias descendentes e ascendentes que irão regular otónus, os movimentos e vários reflexos.

Conclusões: O corpo humano está numa busca constante de equilíbriocujo controlo envolve uma rede complexa de vias possibilitando que o “comando central” (SNC) sejaconstantemente modificado e regulado pelo “feedback” periférico. O equilíbrio é uma função multiorgânica querequer uma abordagem global do doente.

Palavras-chave: fisiologia; equilíbrio postural


Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.25759/spmfr.42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação