Lesões crónicas do joelho em ciclistas

Autores

  • Sabrina Pimentel Interna de Formação Específica em Medicina Física e de Reabilitação; Hospital de São João E.P.E., Porto, Portugal.
  • Francisco Pires Assistente de Medicina Física e de Reabilitação; Hospital de São João E.P.E., Porto, Portugal; Instituto Cuf, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.6

Resumo

Em ciclistas, as lesões crónicas são bastante comuns, sendo o joelho um dos locais anatómicos mais frequentemente afectados.

As lesões crónicas do joelho têm uma etiologia diversa e associam-se, por vezes, a alterações no modo, intensidade ou duração do treino.

A sua manifestação clínica mais comum é a gonalgia. Por ordem decrescente de frequência e de acordo com a sua localização, a gonalgia pode ser sistematizada em: gonalgia anterior, gonalgia lateral, gonalgia medial e gonalgia posterior.

Uma abordagem adequada destas lesões engloba o estabelecimento de um diagnóstico anatómico e patológico correcto, bem como a identificação e a correcção de factores intrínsecos ou extrínsecos predisponentes.

Dado o seu significativo impacto funcional, mais do que tratá-las, é crucial apostar na sua prevenção.

Palavras-chave: Ciclismo; Lesões do joelho; Lesões crónicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Pimentel S, Pires F. Lesões crónicas do joelho em ciclistas. SPMFR [Internet]. 12 de Fevereiro de 2013 [citado 21 de Novembro de 2024];20(1). Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/6

Edição

Secção

Artigo de Revisão