Medicina Física e de Reabilitação: A Especialidade Médica
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.48Resumo
A incorporação do conceito de Reabilitação na disciplina de Medicina Física tem a sua origem na década de 60 ecoincide com o reconhecimento oficial da Medicina Física e de Reabilitação (MFR), como uma EspecialidadeMédica independente. Desde essa data, a evolução demográfica e dos cuidados de saúde oferecidos à populaçãoda Europa Ocidental e o reconhecimento internacional crescente da necessidade de prestação de cuidadosreabilitadores a todos os indivíduos com incapacidades têm contribuído para uma nova abordagem do doente eda doença sob um modelo bio-psico-social, do qual é representante a Classificação Internacional deFuncionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde. Os OrganismosEuropeus representantes da Especialidade têm trabalhado no sentido de enquadrar as competências actuais doMédico Fisiatra neste modelo, enquanto elemento de uma equipa de reabilitação pluridisciplinar, promovendo aharmonização profissional no espaço europeu. Neste trabalho abordam-se entre outros o Direito à Reabilitação;a Demografia e Funcionalidade; o Fisiatra e a CIF; a Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação; aActividade Diagnóstica e Avaliação; o Plano de Tratamento em Reabilitação; o Reabilitar em Equipa; asIntervenções Terapêuticas; os Objectivos e Resultados; os Organismos Europeus (Secção de MFR da UEMS,Sociedade Europeia de MFR, Académie Européenne de Médecine de Réadaptation).
Palavras-chave: Avaliação de incapacidade; Europa; História do Séc. 20; História do Séc. 21; Medicina Física;Reabilitação; Sociedades Médicas
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/