Determinantes da alteração do peso corporal em doentes submetidos a reabilitação cardíaca

Autores

  • Sabrina Pimentel Resident of PMR; Department of PMR, São João Hospital, Porto, Portugal
  • José Afonso Rocha Clinical Assistant of PMR; Cardiac Rehabilitation/Exercise Training Unit, Department of PMR, São João Hospital, Porto, Portugal
  • Ana Isabel Silva Clinical Assistant of PMR; Cardiac Rehabilitation/Exercise Training Unit, Department of PMR, São João Hospital, Porto, Portugal
  • Fernando Parada Director of Department of PMR; Department of PMR, São João Hospital, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.41

Resumo

Introdução: O excesso de peso e suas consequências associam-se a aumento da morbi-mortalidade cardiovascular.A perda de peso contribui significativamente para a melhoria do perfil de risco cardíaco na prevenção primária esecundária da doença coronária.

Objectivo: Identificar os determinantes da alteração do peso corporal em doentes coronários, integrados numprograma de reabilitação cardíaca (PRC) em regime hospitalar (Fase II)

Métodos: Estudo de coorte prospectivo com 118 doentes que completaram um PRC nos 3 primeiros meses apóssíndrome coronário agudo (SCA), recrutados entre Setembro de 2008 e Dezembro de 2009. Dadosantropométricos, clínicos, laboratoriais e referentes à capacidade funcional foram obtidos no início e final doprograma. O perfil psicossocial e a qualidade de vida foram avaliados através do Patient Health Questionnaire(PHQ-9) e da Short-Form 36 (SF-36), respectivamente. Foi utilizada a regressão linear univariada para identificaros determinantes da alteração do peso corporal durante o PRC.

Resultados: Foram analisados 118 doentes, que completaram uma média de 14,92(4,32) sessões de treino. Erammaioritariamente do sexo masculino 108(91,5%) e possuíam baixo nível educacional. A perda média de peso e aredução média de IMC foram de 0,73 (2,56)Kg e 0,27 (0,93)Kg/m2 respectivamente. Na composição corporal,verificou-se uma redução de 1,13%(2,91) na massa gorda e um aumento de 0,45%(1,16) na massa magra. Osdeterminantes independentes da perda de peso foram nível educacional (b=0,25; p<0,001), hábitos tabágicosaquando do início do programa (abandono: b=-0,35; p<0,001; tabagismo persistente: b=-0,27;p<0,05), sintomasdepressivos (b=-0,10; p=0,001; depressão major: b=-1,55; p<0,001) e gasto energético total durante a sessão detreino (b=0,20; p<0,05).

Conclusão: A redução do peso corporal reflecte a adesão a recomendações dietéticas e de actividade física emprogramas de prevenção secundária, daí ser influenciada pelo nível educacional, hábitos tabágicos, gastoenergético total estimado durante a actividade física e factores psicológicos, principalmente depressão. Aidentificação de factores associados a uma resposta menos favorável do peso corporal pode permitir intervençõesmais precoces e individualizadas, tais como combinações mais agressivas de restrição do consumo calórico eelevado gasto energético e intervenções psico-comportamentais. São necessários mais estudos para avaliar oimpacto de tais intervenções.

Palavras-chave: alteração do peso corporal, reabilitação cardíaca

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Pimentel S, Rocha JA, Silva AI, Parada F. Determinantes da alteração do peso corporal em doentes submetidos a reabilitação cardíaca. SPMFR [Internet]. 4 de Março de 2013 [citado 3 de Dezembro de 2024];19(2):26-30. Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/41

Edição

Secção

Artigo original