Determinantes da alteração do peso corporal em doentes submetidos a reabilitação cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.41Resumo
Introdução: O excesso de peso e suas consequências associam-se a aumento da morbi-mortalidade cardiovascular.A perda de peso contribui significativamente para a melhoria do perfil de risco cardíaco na prevenção primária esecundária da doença coronária.
Objectivo: Identificar os determinantes da alteração do peso corporal em doentes coronários, integrados numprograma de reabilitação cardíaca (PRC) em regime hospitalar (Fase II)
Métodos: Estudo de coorte prospectivo com 118 doentes que completaram um PRC nos 3 primeiros meses apóssíndrome coronário agudo (SCA), recrutados entre Setembro de 2008 e Dezembro de 2009. Dadosantropométricos, clínicos, laboratoriais e referentes à capacidade funcional foram obtidos no início e final doprograma. O perfil psicossocial e a qualidade de vida foram avaliados através do Patient Health Questionnaire(PHQ-9) e da Short-Form 36 (SF-36), respectivamente. Foi utilizada a regressão linear univariada para identificaros determinantes da alteração do peso corporal durante o PRC.
Resultados: Foram analisados 118 doentes, que completaram uma média de 14,92(4,32) sessões de treino. Erammaioritariamente do sexo masculino 108(91,5%) e possuíam baixo nível educacional. A perda média de peso e aredução média de IMC foram de 0,73 (2,56)Kg e 0,27 (0,93)Kg/m2 respectivamente. Na composição corporal,verificou-se uma redução de 1,13%(2,91) na massa gorda e um aumento de 0,45%(1,16) na massa magra. Osdeterminantes independentes da perda de peso foram nível educacional (b=0,25; p<0,001), hábitos tabágicosaquando do início do programa (abandono: b=-0,35; p<0,001; tabagismo persistente: b=-0,27;p<0,05), sintomasdepressivos (b=-0,10; p=0,001; depressão major: b=-1,55; p<0,001) e gasto energético total durante a sessão detreino (b=0,20; p<0,05).
Conclusão: A redução do peso corporal reflecte a adesão a recomendações dietéticas e de actividade física emprogramas de prevenção secundária, daí ser influenciada pelo nível educacional, hábitos tabágicos, gastoenergético total estimado durante a actividade física e factores psicológicos, principalmente depressão. Aidentificação de factores associados a uma resposta menos favorável do peso corporal pode permitir intervençõesmais precoces e individualizadas, tais como combinações mais agressivas de restrição do consumo calórico eelevado gasto energético e intervenções psico-comportamentais. São necessários mais estudos para avaliar oimpacto de tais intervenções.
Palavras-chave: alteração do peso corporal, reabilitação cardíaca
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/