Sinoviortese Química na Artrite Idiopática Juvenil
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.4Resumo
Introdução: A sinoviortese química (SQ) é um procedimento frequentemente utilizado no tratamento de doentes com artrite activa num reduzido número de articulações. Esta técnica consiste na administração intra-articular de um agente terapêutico, e.g., um corticóide de longa duração de acção. A sua aplicação em crianças está descrita desde 1979. Actualmente, está recomendada no subtipo oligoarticular de artrite idiopática juvenil (AIJ), sendo também utilizada noutros subtipos de AIJ quando presente artrite refractária à terapêutica conservadora.
Objectivos: Avaliar a eficácia e a segurança deste procedimento nos doentes com AIJ refractários à terapêutica sistémica.
Material: Vinte e seis doentes (6 rapazes, com uma idade média de 13,4 anos), que preenchiam os critérios de AIJ propostos pela ILAR (2 AIJ sistémica, 20 AIJ oligoarticular, 1 AIJ poliarticular FR-positivo, 2 AIJ poliarticular FR- negativo e 1 AIJ psoriática), foram incluídos neste estudo. Foram realizadas 37 sinoviorteses de Janeiro de 2006 a Dezembro de 2009, utilizando-se o acetonido de triamcinolona (35) ou o hexacetonido (2).
Método: Foi efectuada uma revisão retrospectiva, aplicando-se para a colheita dos dados um protocolo, que incluía informações demográficas, caracterização da doença, evolução e seguimento após sinoviortese química. Para organização e análise dos dados foram utilizados os programas Microsoft Excel 2003 e SPSS Statistics 17.0 for Windows.
Resultados: Em média a doença apresentava 27,4 meses de evolução e o tempo médio de seguimento foi de 6,3 anos. Seis casos apresentaram recidiva. No subtipo oligoarticular 92,9% das articulações infiltradas aos 24 meses não apresentavam actividade inflamatória versus 62,5% nos outros subtipos de AIJ. Quinze doentes foram considerados em remissão clínica, com uma tendência para o subtipo oligoarticular (X2(1) =5.38, p=0,020). Complicações associadas ao procedimento ocorreram em 2 casos (atrofia subcutânea).
Discussão e Conclusão: Verificamos uma associação positiva entre o subtipo oligoarticular de AIJ e remissão clínica, apesar do número limitado da nossa amostra. A sinoviortese química é um procedimento efectivo e seguro no tratamento da artrite inflamatória em doentes pediátricos com AIJ, sobretudo no subtipo oligoarticular, sugerindo fortemente a sua utilização como terapêutica de 1a linha na AIJ oligoarticular.
Palavras-chave: Artrite Idiopática Juvenil; Infiltração Intra-articular; Acetonido de Triamcinolona.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/