Diagnóstico da doença arterial periférica em pacientes com doença coronária - Implicações para os programas de reabilitação cardiovascular
DOI:
https://doi.org/10.25759/spmfr.36Resumo
Introdução: Os pacientes que sofrem um evento isquémico cardíaco enfrentam também o risco de desenvolveremsintomas de Doença Arterial Periférica Obstrutiva (DAPO) como manifestação concomitante da doença vascular,com impacto adicional no seu estado funcional e qualidade de vida. Com alguma frequência os sintomas declaudicação intermitente (CI) manifestam-se inicialmente no contexto do exercício supervisionado que integra umPrograma de Reabilitação Cardíaca (PRC) instituído por Doença Coronária (DC), influenciando o processoreabilitador.
Métodos: Estudo prospectivo visando determinar a prevalência de DAPO e a sua associação com os Factores deRisco Cardiovasculares (FRCV) modificáveis em pacientes com DC, orientados para PRC na UPRCV do CentroHospitalar do Porto/Hospital de Santo António durante o ano de 2009.
Resultados: Foi realizado doppler arterial periférico com medição do Índice Tornozelo-Braço (ITB) a um total de141 doentes com DC que integraram PRC supervisionado na UPRCV: 115 (81,5%) do sexo masculino e 26 (18,5%)do sexo feminino. Dos 141 doentes 35 (24,8%) apresentavam sintomas sugestivos de CI. O diagnóstico de DAPOpor ITB <0,9 foi confirmado em 21 doentes (17 homens e 4 mulheres) traduzindo uma prevalência de 14,8%. Em11 (7,8%; 52,3% do total de doentes com DAPO) a CI surgiu no decurso do PRC. Verificou-se uma correlaçãosignificativa entre a DAPO e tabagismo (p<0,002), presente em 17 dos 21 doentes; sedentarismo (p<0,002),também presente em 17 doentes e HTA (p<0.01).
Conclusão: A elevada prevalência da DAPO e a variabilidade da sua apresentação clínica fundamentam anecessidade de incluir o ITB no protocolo de avaliação dos pacientes com DC.É importante implementar nasUPRCV estratégias que envolvem a detecção, prevenção e tratamento das várias manifestações da doençaaterosclerótica
Palavras-chave: Doença Coronária, Doença Arterial Periférica, Índice Tornozelo-Braço, Reabilitação.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os manuscritos devem ser acompanhados de declaração de originalidade, Autoria e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.
Quando o artigo é aceite para publicação é obrigatória a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de Autor entre Autores e a Revista SPMFR, conforme minuta:
Declaração Copyright
Ao Editor-chefe da Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.Revista da SPMFR_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a Revista da SPMFR todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:
Nome(maiúsculas)
Assinatura
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPMFR rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na Revista SPMFR, os Autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.
OS AUTORES DEVERÃO SUBMETER UMA DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO / CONTRIBUTORSHIP STATEMENT INDICANDO O TIPO DE PARTICIPAÇÃO DE CADA AUTOR NO ARTIGO. Mais informações: https://authors.bmj.com/policies/bmj-policy-on-authorship/