Síndrome de Escápula Crepitante

Autores

  • Sandra Morgado Interna de Formação Específica do 4º ano de Medicina Física e de Reabilitação, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga.
  • Filipe Antunes Assistente Hospitalar de Medicina Física e de Reabilitação, Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Braga.

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.34

Resumo

O Síndrome de Escápula Crepitante é um síndrome raro que consiste essencialmente na crepitação audível e/oupalpável da escápula com os movimentos no plano escapulo-torácico. Esta crepitação está frequentementeassociada a omalgia ou cervico-dorsalgia, sendo esta a razão principal pela qual os doentes procuram apoiomédico.Este síndrome pode ter várias causas, tendo como substrato anatómico as várias estruturas envolvidas nomovimento escapulo-torácico (ósseas, musculares, bursas…). O diagnóstico desta entidade é essencialmenteclínico podendo os exames auxiliares de diagnóstico ser úteis no esclarecimento da etiologia.Geralmente a abordagem terapêutica do Síndrome de Escápula Crepitante é conservadora, englobando umprograma de reabilitação que inclui medidas analgésicas com meios físicos e farmacológicos. A abordagemcirúrgica poderá apresentar resultados favoráveis nos casos refractários ao tratamento conservador, embora nãoseja consensual a sua execução.Os autores apresentam o caso clínico de um paciente com Síndrome de Escápula Crepitante, a sua abordagemdiagnóstica e terapêutica e uma revisão da literatura acerca desta entidade nosológica.

Palavras-chave: Escápula, Ombro Doloroso, Caso Clínico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Morgado S, Antunes F. Síndrome de Escápula Crepitante. SPMFR [Internet]. 28 de Fevereiro de 2013 [citado 23 de Fevereiro de 2025];19(1):23-6. Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/34

Edição

Secção

Artigo de Revisão