Sobre a Dor e sua erotização: contributos para a compreensão do fenómeno da dor

Autores

  • Rui Aragão Oliveira PhD, Psicanalista; Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde/ ISPA / Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.25759/spmfr.21

Resumo

Introdução: Neste trabalho, a dor é conceptualizada na sua expressão subjectiva, interligada com o prazer, o sofrimento humano e o equilíbrio psíquico.

Objectivo: Aprofundar as principais expressões emocionais associadas à dor nas experiências de luto em reabilitação física.

Método: É realizado uma análise compreensiva de teor psicanalítico sobre as características mais relevantes de funcionamento mental perante o fenómeno da dor.

Discussão / Conclusões: Predominam os sentimentos de culpabilidade, perante os quais a dor física funciona como atenuante satisfatório, um passado histórico-familiar que predispõe o uso da dor com este fim, e ainda o desenvolvimento da dor como substituto para a vivência de perda. Serão ainda comentadas actualidades respeitantes à eficácia psicoterapêutica em pacientes com dor crónica.

Palavras-chave: Dor; Prazer; Sofrimento; Psicoterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Oliveira RA. Sobre a Dor e sua erotização: contributos para a compreensão do fenómeno da dor. SPMFR [Internet]. 10 de Fevereiro de 2013 [citado 30 de Outubro de 2024];21(1). Disponível em: https://spmfrjournal.org/index.php/spmfr/article/view/21

Edição

Secção

Artigo original