Políticas Editoriais

Âmbito

A Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação (SPMFR) é editada desde 1992 e é o órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação.

O Editor-Chefe tem responsabilidades diferentes da entidade proprietária da revista – a SPMFR– e garante a independência editorial.

É uma revista que promove a especialidade de medicina física e reabilitação através da divulgação de artigos de relevância com a seguinte tipologia: artigos originais, artigos de revisão, casos clínicos, cartas ao editor, editoriais, consenso, imagens de medicina física e reabilitação. Os critérios para publicação são o mérito científico, originalidade e interesse para uma audiência multidisciplinar.

Todos os manuscritos submetidos estão sujeitos a revisão rigorosa por pares para garantir que a revista contém apenas documentos de alta qualidade.

A Revista subscreve os requisitos para apresentação de artigos a revistas biomédicas elaboradas pelo International Commitee of Medical Journal Editors, disponível em http://www.ICMJE.org.

A política editorial da Revista incorpora no processo de revisão e publicação as Recomendações de Política Editorial (Editorial Policy Statements) emitidas pelo Council of Science Editors, disponíveis em http://www.councilscienceeditors.org/files/public/entire_whitepaper.pdf, que cobre responsabilidades e direitos dos editores das revistas com arbitragem científica.

Os textos devem ser preparados de acordo com as normas do International Committee of Medical Journal Editors: Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals (ICMJE Recommendations), revistas em Janeiro de 2015 (http://www.icmje.org).
A RPMI recomenda as linhas orientadoras para publicação da EQUATOR network (http://www.equator-network.org), nomeadamente as declarações CONSORT e suas extensões (estudos aleatorizados, http://www.consort-statement.org/), STROBE (estudos observacionais como estudos de coortes, caso-controlo, transversais, http://www.strobe-statement.org/), STARD (estudos de precisão diagnóstica, http://www.stard-statement.org/), PRISMA (revisões sistemáticas e meta-análises, http://www.prisma-statement.org/), SQUIRE (estudos de melhoria de qualidade, http://www.squire-statement.org/), CARE (casos clínicos, http://www.care-statement.org/) e o relato de aspectos estatísticos dos estudos deve estar de acordo com o Statistical Analyses and Methods in the Published Literature (SAMPL Guidelines) http://www.equator-network.org/2013/02/11/sampl-guidelines-for-statistical-reporting/

Os autores devem assegurar que todas as investigações envolvendo seres humanos foram aprovadas por comissões de ética das instituições a que pertencem os autores, e que a investigação tenha sido desenvolvida, de acordo com a Declaração de Helsínquia da World Medical Association (http://www.wma.net)

São objectivos da revista:

Divulgar informação científica importante para a área da medicina física e reabilitação.
Garantir a publicação de informação científica de elevada qualidade
Promover o debate sobre temas científicos importantes na área.
Manter padrões éticos elevados. 

Audiência

A principal audiência é composta pelos profissionais dedicados às áreas de Medicina Física e de Reabilitação. Outros profissionais da saúde como Enfermagem ou das áreas Paramédicas poderão encontrar na publicação manuscritos de interesse para a sua actividade.

 

Políticas de Secção

Editorial

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo de Opinião

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo de Consenso

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Imagem de MFR

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo original

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo de Revisão

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Caso Clínico

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Perspectiva

Os artigos de Perspetiva serão sobre assuntos relevantes para a
Medicina Física e de Reabilitação. Aos autores destes artigos será estabelecido um convite para a sua produção.

Consideraremos também submissões voluntárias. Tamanho máximo de 2000 palavras, 10 referências. Não necessitam de resumo estruturado. Quadros/imagens até 2 e 10 referências.

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo de Revisão sistemática

A revisão sistemática deve seguir o formato: Introdução (inclui a justificação e objectivo do artigo), Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. O assunto deve ser claramente definido. O objetivo de uma revisão sistemática é produzir uma conclusão baseada em evidências. Os métodos devem dar uma indicação clara da estratégia de pesquisa bibliográfica, a extracção de dados, classificação e análise de evidências.

Siga as PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) guidelines disponíveis em http://www.prisma-statement.org/

Não deve exceder 6 000 palavras, excluindo referências e ilustrações. O resumo deve ser estruturado e até 400 palavras. Não deverá ter mais de 100 referências bibliográficas. O uso de tabelas e figuras para sumariar pontos críticos é encorajado, mas até 10.

 

 

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigo de Revisão Narrativa

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Carta ao Editor

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

1) Recepção do trabalho (Editor-chefe): O trabalho é recepcionado pelo Editor-chefe que acusará a sua recepção num prazo de 48horas. Decisão:

a) Aceita - envio para o Editor-técnico e indicação de qual o Editor Associado escolhido. O trabalho será confidencial e anónimo, uma vez que todos os elementos de identificação serão retirados pelo Editor Técnico. Envia resposta ao autor de decisão de aceitação inclui informação de que em 1º vai ser verificado o cumprimento das regras publicação.

b) Recusa - envia resposta ao autor.

2) Pré-revisão de regras base (Editora Técnica + Consultora Técnica) após recepção do trabalho por parte do editor-chefe:

a) OK - envio do artigo aos Editores Associados

b) KO - envio ao autor a solicitar correcções

3) Envio para o Editor Associado: lê com o devido cuidado o trabalho.

a) Quer ser um dos revisores: escolhe e envia para um só revisor

b) Não quer ser revisor: envia para dois revisores

c) No caso de trabalho com correcções já implementadas:

i) Revê as correcções (e passa ao ponto 4)

ii) Reenvia ao(s) revisor(es) (ponto 3)

Painel de Revisores:

a) Editores Associados / b) Conselho Editorial / c) Outros peritos, escolhidos pelo Editor-associado responsável.

4) Análise pelos revisores: terão 2 semanas após recepção dos trabalhos para os avaliar e emitir o seu parecer, que deverá ser enviado ao Editor-associado responsável.

a) Eventual consulta a outro Revisor: O Editor-associado, em caso de dúvida ou discordância entre os Revisores, poderá pedir pareceres a um terceiro Revisor.

5) Resposta do editor-associado: o Editor-associado emite parecer / sugere:

a) Aceitar sem correcções.

b) Não aceitar.

c) Necessidade de correcções:

i) Envia os comentários (anónimos) dos revisores ao Editor técnico, que envia ao autor pedindo as correcções.

Quando são propostas alterações, o Autor deverá enviar, no prazo máximo de vinte dias, uma carta ao Editor técnico respondendo a todas as questões colocadas e uma versão revista do artigo com as alterações inseridas destacadas com cor diferente.

ii) O trabalho, depois de revisto/corrigido pelo autor volta ao Ed. Técnico que encaminha para o Ed. Assoc . Após correcções finais, o editor técnico envia o trabalho para o Editor-chefe.

6) Resposta ao autor: o Editor-chefe deverá informar o autor da decisão editorial:

a) Aceite

b) Não aceite.

7) Envio do trabalho para publicação: simultaneamente à informação ao autor, o trabalho aceite é enviado para publicação pelo Editor-técnico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...